HUMILDADE
 
Pelo Mestre Morio Higaonna
 
     Sensei Chojun sempre disse aos seus Alunos: As pessoas que treinam todos os dias Karaté, constroem "Endurence", vigor físico e habilidade técnica. Pouco a pouco o espírito também cresce forte.
 
     À medida que os seus alunos desenvolviam essas habilidades e atributos, ele sempre lhes falou acerca da importância da qualidade da humildade. Ele dizia JU (10) "No Chicara Dekitara", GO (5) "Ni Saginasai", o que ele queria dizer com isto é: Conforme o teu poder e habilidade técnica crescem fortes até o nível 10, a tua confiança também aumentará, daí que só precises mostrar as tuas habilidades até ao nível 5. Ele dizia que conforme desenvolves as habilidades de Karateca, deves desenvolver também a qualidade da humildade e modéstia, o teu treino começará a ser cada vez mais intenso, farás constantemente um desafio a ti mesmo, para ir um pouco mais longe e um pouco mais duro, mesmo quando estás cansado e queres desistir.
 
     Nunca deves perder o sentimento de admiração pelo teu instrutor, assim como pela tua família, pois é com o amor deles que tens apoio para os teus esforços, alguns Karatecas quando sentem que obtiveram um alto nível de habilidade técnica e / ou sucesso no Dojo, desenvolvem uma atitude em que acham que esse sucesso só se deve aos seus próprios esforços e desenvolvem um sentimento de egoísmo, que acaba por ficar fora de controle. Podem até proferir palavras como "Obrigado" aos seus instrutores ou outros, mas nos seus corações sentem que obtiveram ( em termos evolutivos ) é deles e só a eles se deve. Não é este o caso, no entanto nenhum Karateca deverá esquecer ou perder o sentido, não importa quanto sucesso poderemos vir a ter, esse sucesso é um esforço de todo um grupo, de todos aqueles que à sua volta os ajudaram a atingir o nível que têm.
 
     Eu sinto por mim mesmo, que estou muito agradecido ao Sensei Anichi Miyagi, pelos seus ensinamentos, sabedoria e conselhos; tesouros que nenhum dinheiro poderá comprar. Ele ensinou-me mais do que apenas técnica, o conhecimento que ele me transmitiu, fez-me realmente crer que o poder e os benefícios do Karaté Goju-Ryu são tão omnipotentes que eu sinto que devo transmitir esses benefícios para o bem da sociedade Humana; para que os benefícios do Goju-Ryu não parem apenas na técnica, mas que eles sejam também poderosos instrumentos para ajudarem as pessoas a tornarem-se melhores seres humanos.
 
     Para que este objectivo se possa realizar, contudo, o Karateca deve treinar realmente com a mente e o coração abertos e não pelo poder ou controle. Deves permitir que o Karaté desenvolva o teu espírito e não para que fomente os teus objectivos egoístas.
 
     Eu amo o Karaté. quando eu tinha 20 anos, adorava treinar Kata e agora que estou nos meus 50, a minha paixão pela Kata tornou-se completa. Eu também gosto de ensinar, para poder ver os alunos treinarem mais duro e alargarem os seus limites, eu inspirei-me nos seus esforços e isso fez-me querer tentar ser mais forte e melhor.
 
     No caso de acontecer, todavia, que um aluno desenvolva o ego em vez da humildade, eu sinto que isso de deveu à minha incapacidade para passar a mensagem ao aluno e aconteceu que ele / ela adquiriu um procedimento errado, isto unicamente me inspira cada vez mais, eu aceito o desafio e concentro-me nos alunos verdadeiramente dedicados comigo, para os ajudar a compreender a importância do seu treino e mantê-los concentrados nos verdadeiros objectivos do Karaté.
 
     O objectivo é permitir que o Karaté desenvolva a Harmonia da mente e do espírito, todos os dias recordo as palavras do Sensei Anichi Miyagi "Deves constantemente pesquisar e desenvolver a tua técnica e carácter, desafiando-te todos os dias; impulsionando-te cada vez mais forte, com o derradeiro objectivo da Humildade.

Todos os direitos reservados - DojoCampos.com © 2017